"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sofre de stress positivo ou negativo?


A questão que coloco hoje é: será que sofre de stress positivo ou negativo? Vejamos então, o stress é causado por qualquer situação que requer a adaptação da pessoa ocasionando uma reação física e emocional espontânea. Existem dois tipos de stress: o negativo, causado pelas frustrações e problemas diários, e o positivo, causado por situações estimulantes, como por exemplo a compra de uma casa ou uma promoção no trabalho.
Fisiologicamente as respostas são idênticas, verifica-se um aumento da pressão arterial, aceleração cardíaca, contração muscular e respiração rápida.
No entanto sabemos, que o stress causa reações diferentes em cada indivíduo. Tomemos como exemplo uma situação de divórcio, em que para uns esta situação pode ser devastadora, mas para outros pode ser uma oportunidade de mudança e desenvolvimento pessoal. Digamos que o que difere é a perceção da realidade, e é esta perceção que determina se o stress será sentido como positivo ou negativo. Logo o Stress positivo e o stress negativo são diametralmente opostos em termos da sua influência na pessoa.
O stress positivo é benéfico para o indivíduo melhorar o seu humor, reforçar a sua motivação e moral, incentivando-o a desenvolver-se e a progredir, contribuindo também para a sua boa saúde.
O Stress negativo, por outro lado, se persiste e se acumula, pode prejudicar o corpo e a psique. Ele pode levar a sintomas mórbidos de inquietação e nervosismo, hipertensão e diabetes, fenomenos psicossomáticos e, em casos severos a depressão. Este stress manifesta-se no sistema nervoso com excitação, cansaço, tensão, alteração do sono e diminuição do interesse sexual.
No entanto, sabemos que cada um de nós precisa de um certo nível de stress na sua vida. Esse nível é alcançado através da exposição a estímulos, positivos e negativos. Os estímulos positivos levam ao prazer, e à capacidade de superar os problemas, Por outro lado, os estímulos negativos são elementos de reforço, pois proporcionam satisfação sempre que são superados.
Concluindo, sabemos então que todos temos tanto o stress positivo como o negativo, sendo que um permanente estado de ausência de stress poderia ser mais devastador do que a existência do mesmo.

Sem comentários: