"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bullying

O tema de hoje é polémico e tem sido divulgado nos meios de comunicação social, sendo este um fenómeno que atinge sobretudo os mais jovens. Falamos então de Bullying!
Mas afinal o que é o Bullying? Quais os sinais e como se pode prevenir este fenómeno?
Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um individuo agressor  ou por um grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro individuo que por norma é incapaz de se defender.
Muitas vezes o Bullying é confundido com violência, mas o Bullying não é apenas violência, é mais que isso. É um “tipo” de violência específico que obedece a 3 critérios:
§  Tem de ser um comportamento negativo ou agressivo;
§  Tem de ser um comportamento intencional e repetido;
§  E este comportamento ocorre num relacionamento desequilibrado de poder.
No Bullying existe violência física e psicológica. Na violência psicológica encontramos: a violência verbal, a violência sexual, a exclusão social e o cyberbullying. Este último surgiu com a Internet, os agressores criam perfis falsos nas redes sociais e exibem fotografias das vítimas de forma a chantageá-las e molestá-las psicológicamente.
Alguns dos sinais que podem indicar a existência de bullying e sobre os quais devemos estar atentos são:
§  Os Baixos resultados escolares que estas crianças começam a apresentar,
§  Não gostam ou não querem ir à escola
§  Sentem-se angustiados e isolam-se
§  Tornam-se agressivos e podem deixar de se alimentar
§  Têm medo de falar sobre o que se está a passar
§  Começam a ter pesadelos
§  Começam a perder frequentemente bens materiais
§  Podem chegar a tentar fugir ou tentar o suicídio em casos extremos.
Por todos estes motivos, é importante perceber que existem consequências psicológicas nas vítimas de bullying que se podem perpetuar até à idade adulta. Estas vítimas podem tornar-se adultos com uma perceção distorcida da realidade, baixa autoconfiança, autoestima, falta de concentração e problemas nas relações interpessoais.
Como medidas a tomar no combate ao bullying deixo alguns conselhos:
§  É importante sensibilizar e falar com os professores sobre este assunto.
§  É fundamental a criança ter confiança em alguém adulto, para poder desabafar e falar do que está a acontecer, sem sentir medo de ser novamente agredida.
§  Estruturar os intervalos escolares com jogos e atividades e com supervisão se possível, pois a existência de uma figura de autoridade pode tornar-se um dissuador para o agressor.
§  Por fim, o agressor deve ser responsabilizado e punido pelo seu comportamento. O seu ato não pode passar impune, isso iria aumentar o medo das vítimas e o sentimento de invulnerabilidade dos agressores.
§  Se conhece algum caso de bullying denuncie e não se esqueça que o diálogo com o seu filho é muito importante para despistar estas situações.

Sem comentários: