"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

terça-feira, 26 de março de 2013

A doença de Alzheimer


Gostava hoje de abordar a doença de alzheimer e tentar desmistificar esta doença.
A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas entre elas: a memória, a atenção, a concentração, a linguagem e o pensamento. Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária. 
Em termos neuropatológicos, a Doença de Alzheimer caracteriza-se pela morte neuronal em determinadas partes do cérebro, com algumas causas ainda por determinar. 
A Doença de Alzheimer afeta em regra pessoas com mais de 50anos.
A doença instala-se de modo insidioso, e progride lentamente, às vezes com períodos estacionários, e até com aparentes mas fugazes, remissões.
Numa primeira fase, quase só os doentes notam as suas falhas. Sentem que a memória não responde como antes, que se esquecem de dados do dia-a-dia, que não dominam os assuntos, ficam ansiosos e deprimidos. Entretanto o tempo vai passando, a situação agrava-se, os erros dos doentes tornam-se manifestos, as fallhas de memória são agora evidentes. Os familiares tornam-se apreensivos.
A doença progride, os doentes fazem disparates flagrantes e, desorientados perdem-se com facilidade. Muitas embora, por vezes consigam manter práticas sociais, no entanto têm discursos vazios, sem vida. A personalidade dos doentes, passado mais algum tempo, está francamente deteriorada, deixam de conhecer familiares e amigos e de identificar os ambientes, o débito do discurso é com frequência pobre. Por vezes têm alucinações e ideias paranoides e chegam a ser agressivos. Não se vestem sozinhos, perdem os modos de comer que tinham, passando a comer só com a colher ou com a mão, e acidentalmente, têm incontinência dos esfíncteres. Na última fase da doença, os doentes, confinados à cama, em mutismo, precisam de ser alimentados a soro e poderão estar incontinentes. A morte ocorre muitas vezes devido a infeções respiratórias.
O diagnóstico desta doença não é fácil no início, já que estabelece um contínuo com o envelhecimento normal, passando pelo defeito cognitivo ligeiro.
A causa da doença é ainda desconhecida e em Portugal estima-se que existam perto de 90.000 pessoas com esta patologia. Face ao envelhecimento da população nos estados-membros da União Europeia os especialistas preveem uma duplicação destes valores em 2040 na Europa Ocidental, podendo atingir o triplo na Europa de Leste. 

Para finalizar deixo 10 sinais de altera a que devem estar atentos para uma prevenção precoce:

- perda de memoria
- Dificuldade em planear ou resolver problemas
- dificuldade em executar tarefas familiares
- perda da noção do tempo e desorientação
- Dificuldade em perceber imagens visuais e relações especiais
- Problemas de linguagem
- Trocar o lugar das coisas
- Discernimento fraco ou diminuído
- Afastamento do trabalho e da vida social Alterações de humor e personalidade.
Se desconfia que algum destes sintomas se adequa aquilo que sente, peça ajuda.

Sem comentários: