"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

terça-feira, 23 de abril de 2013

A Importância do brincar...



O tema de hoje centra-se sobre a importância do brincar para as crianças.
Brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. No entanto, este ato nem sempre foi valorizado, destituído até do seu valor a nível educativo. Com o evoluir dos tempos, ocorreu uma mudança e começa-se agora a dar a importância devida a este ato.

Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através da brincadeira, ela pode desenvolver capacidades como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação.
 Ao brincar, as crianças exploram e refletem a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais.
O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser.
 Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação.
 Os jogos das criança não são apenas recordações do que veem os adultos fazerem. Elas nunca reproduzem legitimamente a realidade que vivenciam e o que acontece é antes uma transformação criadora do que sentem para a formação de uma nova realidade, que responda às exigências e inclinações da própria criança, ou seja, eles reinventam a realidade.

Os problemas que surgem na manipulação dos brinquedos e  jogos, fazem com que a criança tenha oportunidade de crescer através da procura de soluções e alternativas. Por exemplo, um boneco pode ser um bom companheiro e aliado; uma bola, um promotor do desenvolvimento motor; um puzzle, estimular o desenvolvimento cognitivo e o simples ato de jogar xadrez pode incutir regras.
Os pais por sua vez devem estimular a imaginação das crianças, despertando ideias, questionando-as de forma a que elas próprias procurem soluções para os problemas que surjam, ajudando-as assim a crescer. Este ato relacional irá reforçar os laços afetivos entre eles.
Um adulto, ao brincar com uma criança, está a fazer uma demonstração do seu amor. A participação dos pais nas brincadeiras eleva o nível de interesse, enriquece e estimula a imaginação das crianças.
O brincar é assim a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo.
Por tudo isto, não se esqueça, bastam 15 minutos por dia com o seu filho para que este se sinta feliz, perceba que é amado e ao mesmo tempo está a estimular o seu crescimento e por sua vez, recorda os seus momentos de infância. Por isso brinque, não tenha medo de ser criança novamente.

Sem comentários: