"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conselhos para lidar com as birras


Anteriormente dissemos que as birras são a forma pela qual as crianças conseguem expressar a sua raiva ou aborrecimento de forma imatura.
 De facto, as birras representam um dos grandes problemas da educação parental.
Por isto mesmo vou deixar-vos como prometido, algumas dicas de forma a minimizar e até mesmo acabar com as birras:
·         Primeiro, é importante ensinar os filhos a expressarem-se por palavras, ou seja, pedir à criança que explique o “porquê” do que está a sentir.
·         Durante esta fase, deverão ser pacientes, pois a criança não vai mudar radicalmente o seu comportamento, mas antes de forma gradual. É importante que os pais não percam o controlo, mostrando assim o exemplo.
·         Deverão ser sempre consistentes e não ceder às birras. O primeiro passo é minimizar a sua importância. Quando diz “não” é não e mantenha esse “não” até ao fim, independentemente da birra e do escândalo que possa ocorrer, pois mais importante que o “não” ou o “sim” é a coerência do seu comportamento.
·         Como tal deverá também cumprir sempre o que prometeu, seja para o bem ou para o mal.
·         É muito importante que atue no momento da birra, ou seja, qualquer forma de punição ou castigo, deve ser transmitida no momento da birra. Não devemos usar os termos “lá em casa falamos”, se possível “fale naquele momento”, pois o objetivo dos castigos são definir normas e estabelecer limites.
·         Para terminar, sempre que possível tente prevenir estas birras, pois elas ocorrem normalmente quando as crianças estão mais cansadas ou com sono.
Não espere que estas dicas funcionem à primeira, pois isto será um processo gradual, mas seja persistente, não perca a consistência nem a coerência. Pense que daqui a uns anos, o seu filho será uma criança mais feliz e saudável porque teve alguém a seu lado que soube impor limites com coerência e consistência.

Sem comentários: