"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

terça-feira, 30 de abril de 2013

O alcoolismo


Hoje vamos abordar uma temática que afeta adultos e cada vez mais jovens adolescentes: o alcoolismo.
O acesso facilitado às bebidas alcoólicas é um problema que facilita a entrada dos jovens cada vez mais cedo no mundo do álcool.
No entanto beber de forma regrada é diferente de ser um alcoólico. Digamos que o alcoolismo é definido por um consumo excessivo e consistente de bebidas alcoólicas. O que se pode questionar é quais as implicações desse consumo excessivo na pessoa?
O alcoolismo acaba por afetar o individuo, nomeadamente a nível pessoal, familiar, social e profissional.
Suspeita-se que a “transformação” de não alcoólico para alcoólico se deve a um conjunto de fatores, desde o ambiente social, a saúde mental, a estabilidade emocional, até à predisposição genética.
Para muitos investigadores o álcool é visto como uma forma de negação da realidade e ao mesmo tempo desresponsabilização dos próprios atos e de comportamentos inadequados, em suma, é como se estivessem a anestesiar a dor.
O alcoolismo, ou simplesmente o consumo de bebidas alcoólicas com regularidade, pode levar à morte de forma indireta, provocar lesões, problemas neurológicos e cardiovasculares.
O tratamento do alcoolismo “é multidisciplinar”. Psicólogos, médicos, enfermeiros, etc., cooperam de forma a aumentar a probabilidade de sucesso de recuperação do individuo. Mas mesmo assim a taxa de recaída é muito elevada.
Posto isto, percebemos que o alcoolismo é uma doença psicológica séria que necessita de tratamento, tendo prejuízos a vários níveis, podendo mesmo levar à morte. Por isso, quando beber, seja moderado e pense nisto.

Sem comentários: