"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Porque surgem as birras?


O tema de hoje aborda uma questão que frequentemente me é colocada pelos educadores: o que posso fazer perante as birras do meu filho? Digamos que este é o contante desafio pelo qual os pais passam aquando a educação dos seus filhos. Coloca-se então a seguinte questão: Mas afinal o que é uma birra?
A birra é a forma pela qual a criança consegue expressar a sua raiva ou aborrecimento de forma imatura. È visível através do choro, de gritos, pontapés, de cabeçadas nos móveis, nas paredes, etc.
Não há crianças iguais, porém as birras fazem parte do desenvolvimento da criança, tendendo a desaparecer à medida que a idade avança. Não existem quantidades exatas para a frequência de birras, nem existem prazos definidos para que essas terminem. Cada criança é diferente, logo, têm a sua própria personalidade e necessidades próprias.
Digamos que a Birra é um tipo de “chantagem” que a criança faz quando é confrontada com a negação de qualquer coisa. Em que a criança só “pára” de ter um comportamento desadequado quando se lhe é feita a vontade.
Esta tem origem na incapacidade e imaturidade emocional para lidar com a negação ou frustração, típica dos primeiros anos de idade. Numa próxima oportunidade falaremos sobre conselhos que podemos aproveitar para que todos possam atuar de forma eficaz quando estas birras ocorrem. 

Sem comentários: