"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como ajudar as crianças a enfrentar a perda de um ente querido?


O tema de hoje tem como objetivo tentar ajudar todos aqueles que vivem um momento de luto, no qual se encontram envolvidas crianças que perderam um ente querido. Este é um assunto muito difícil, triste e muitos não sabem como reagir ou agir perante uma situação destas. Afinal, quem gosta de falar com uma criança a respeito da morte? A resposta só poderá ser…ninguém.
Enquanto adultos, e sobretudo enquanto pais, o que querem é proteger os seus filhos de experiências dolorosas, e a morte de um ente querido é a mais dolorosa de todas.
Contudo, as crianças, tal como nós, também vivem a vida, não estão apenas a preparar-se para ela. E porque a morte faz parte da vida, não pode deixar de as tocar.
A infância é um tempo de ternura, e é com ternura que devemos abordar a questão da morte com as crianças. Também não existem fórmulas mágicas para suprimir o desgosto rapidamente e sem dor.
Quando existem crianças afetadas pela morte de alguém, há coisas que são importantes saber para se poder agir desde o primeiro momento e para as ajudar a ultrapassar o choque inicial, tendo em conta a sua idade.
Para vos ajudar, vamos falar sobre uma questão pertinente: como posso falar aos meus filhos a respeito da morte?
A resposta é simples, com amor e carinho, usando palavras simples e sinceras. Sente-se com eles num local sossegado, envolva-os num abraço e diga o que tem a dizer. Não tenha medo de utilizar palavras como “morreu” ou “morte”. Com frases curtas relate-lhes a morte do falecido e evite eufemismos para a morte, tais como “desapareceu”, ou “partiu para uma longa viagem”. Essas palavras podem alimentar os receios da criança de ter sido abandonada e dão origem a medo e a confusão.
Nunca diga que um ente querido “adormeceu”, pois isso fará com que a criança tenha medo de ir para a cama à noite. Muitas crianças perguntam: “o que quer dizer morreu?”, mais uma vez, use palavras simples e diretas: “significa que o corpo parou totalmente. Já não pode andar, respirar, comer, dormir, falar, ouvir ou sentir”.
Noutras oportunidades iremos abordar outras questões acerca desta temática que é tão difícil e tão menosprezada: a morte de um ente querido. 

Sem comentários: