"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

terça-feira, 7 de maio de 2013

Características do Autista


O tema que vos trago hoje é o Autismo. Vamos começar por tentar perceber o que é o autismo.
Este é definido como uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afeta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
O Autismo é uma Perturbação do Desenvolvimento que afeta muitos aspetos, tais como a forma como a criança compreende o mundo que a rodeia e o modo como aprende com as suas experiências. Estas crianças, não apresentam o desejo natural de contacto social, e a sua atenção e o reconhecimento dos outros não é para eles relevante.

As características essenciais da Perturbação Autística são a presença de um desenvolvimento acentuadamente anormal ou deficitário da interação e comunicação social e um repertório acentuadamente restritivo de atividades e interesses.
Embora as primeiras manifestações do autismo comecem sempre antes dos três anos, são muito raros os diagnósticos em bebes menores de 12 meses, pois, os sintomas nesta fase costumam ser insidiosos e obscuros.
Quase sempre, os primeiros sintomas são acompanhados de problemas persistentes de alimentação, falta de sono, excitabilidade inexplicável, condutas de pânico, medo de pessoas e lugares estranhos.
Na etapa ente os dois e cinco/seis anos, a imagem da criança alheia aos estímulos externos, encerrada em ações e rituais sem sentido, indiferente às pessoas, toma nesta idade sentido. Por vezes, surgem também as autoagressões e os balanceamentos.
Vou enumerar algumas características comuns do paciente autista:
·         Este tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos,
·         Parece surdo, apesar de não o ser,
·         Pode começar a desenvolver a linguagem, mas repentinamente ela é completamente interrompida.
·         Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros,
·         Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso,
·         Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas,
·         Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas,
·         Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
·         Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,
·         Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.
·         Normalmente estas crianças falham no desenvolvimento de relações sociais com os pares, que seriam adequadas ao seu nível etário.
·         Pode também ocorrer uma ausência de busca espontânea, e da partilha de interesses com outras pessoas.
·         Atinge tanto as aptidões verbais como as não verbais.
·         Nos sujeitos que falam pode observar-se uma acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação com os outros, ou um uso estereotipado ou repetitivo da linguagem.
Resumindo: esta perturbação pode manifestar-se por atraso ou desvio no desenvolvimento em cada uma destas áreas, antes dos três anos de idade:
         Interação Social;
         Linguagem usada na Comunicação Social;
         Jogo Simbólico ou Imaginativo.

Estas crianças com perturbação autista precisam de uma intervenção individualizada, nunca esquecendo que neste processo devem sempre estar envolvidos os pais, os professores e todos aqueles que são mais próximos e mais significativos para a criança e para o seu desenvolvimento.

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