O tema que vos trago hoje é o Autismo. Vamos
começar por tentar perceber o que é o autismo.
Este é definido como uma alteração "cerebral" /
"comportamental" que afeta a capacidade da pessoa comunicar, de
estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a
rodeia.
O
Autismo é uma Perturbação do Desenvolvimento que afeta muitos aspetos, tais como
a forma como a criança compreende o mundo que a rodeia e o modo como aprende
com as suas experiências. Estas crianças, não apresentam o desejo natural de
contacto social, e a sua atenção e o reconhecimento dos outros não é para eles relevante.
As
características essenciais da Perturbação Autística são a presença de um desenvolvimento
acentuadamente anormal ou deficitário da interação e comunicação social
e um repertório acentuadamente restritivo de atividades e interesses.
Embora as primeiras manifestações do
autismo comecem sempre antes dos três anos, são muito raros os
diagnósticos em bebes menores de 12 meses, pois, os sintomas nesta fase
costumam ser insidiosos e obscuros.
Quase sempre, os primeiros sintomas são
acompanhados de problemas persistentes de alimentação, falta de sono,
excitabilidade inexplicável, condutas de pânico, medo de pessoas e lugares
estranhos.
Na etapa ente os dois e cinco/seis
anos, a imagem da criança alheia aos estímulos externos, encerrada em ações
e rituais sem sentido, indiferente às pessoas, toma nesta idade sentido. Por
vezes, surgem também as autoagressões e os balanceamentos.
Vou enumerar algumas características comuns
do paciente autista:
·
Este tem dificuldade em
estabelecer contacto com os olhos,
·
Parece surdo, apesar de não o
ser,
·
Pode começar a desenvolver a
linguagem, mas repentinamente ela é completamente interrompida.
·
Age como se não tomasse
conhecimento do que acontece com os outros,
·
Por vezes ataca e fere outras
pessoas mesmo que não existam motivos para isso,
·
Costuma estar inacessível perante
as tentativas de comunicação das outras pessoas,
·
Não explora o ambiente e as
novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas,
·
Apresenta certos gestos
repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
·
Cheira, morde ou lambe os
brinquedos e ou roupas,
·
Mostra-se insensível aos
ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.
·
Normalmente estas crianças falham no
desenvolvimento de relações sociais com os pares, que seriam adequadas ao seu
nível etário.
·
Pode também ocorrer uma ausência de busca
espontânea, e da partilha de interesses com outras pessoas.
·
Atinge tanto as aptidões verbais como as não
verbais.
·
Nos sujeitos que falam pode observar-se uma
acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação
com os outros, ou um uso estereotipado ou repetitivo da linguagem.
Resumindo:
esta perturbação pode manifestar-se por atraso ou desvio no desenvolvimento em
cada uma destas áreas, antes dos três anos de idade:
• Interação Social;
•
Linguagem usada na Comunicação Social;
•
Jogo Simbólico ou Imaginativo.
Estas crianças com perturbação autista
precisam de uma intervenção individualizada, nunca esquecendo que neste
processo devem sempre estar envolvidos os pais, os professores e todos aqueles
que são mais próximos e mais significativos para a criança e para o seu
desenvolvimento.
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