"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

terça-feira, 28 de maio de 2013

O que é a Esquizofrenia?

Como tema de hoje temos a Esquizofrenia, muitas pessoas perguntam o que é a esquizofrenia? Quem adoece? Quais os sintomas? Qual a causa, e como evolui? Será que a família pode ajudar? Vamos hoje tentar responder as estas questões.
A esquizofrenia é uma das mais importantes doenças mentais existentes, considerada como devastadora pelas consequências que acarreta, tanto para o paciente como para a sua família. A sua prevalência é de aproximadamente 1% na população  e faz prever que existam cerca de 100 000 doentes com esquizofrenia em Portugal. O seu aparecimento é mais comum na adolescência ou inicio da idade adulta, sendo rara na infância ou após os 50 anos.
A esquizofrenia apresenta sintomas diversificados e complexos que incluem:
- Delírios
-   Alterações da perceção
-   Alucinações
-    Discurso desorganizado
-    O pensamento, os afetos, o comportamento, o contacto visual são também afetados, tal como evidência de anomalias motoras.
-     Surge frequentemente um quadro amotivacional, ou seja:
-   abulia que é uma falta de vontade e iniciativa ou desinteresse que se reflete no aspeto físico e na higiene pessoal,
- Anedonia, ou seja, não sentem satisfação em atividades que antes lhes proporcionavam grande prazer
-  apatia  pela atitude de não envolvimento e ausência de desejos,
-  um isolamento social pela recusa em sair com outras pessoas, e desinvestimento de relações intimas
-  existe um embotamento afetivo, ou seja, os sentimentos estão mais esbatidos e pouco expressivos, sendo para eles difícil exprimir sentimentos ou emoções e apresentam uma mimica facial pobre,
-  existe pobreza do discurso, comunicação pouco espontânea, limitada a algumas palavras e
-  problemas no conteúdo do pensamento que se torna pobre  e o diálogo difícil.

Para apoiar estes doentes é importante a existência de um programa integrado, onde o médico o psicólogo e o apoio ao paciente estejam presentes, assim como o apoio e a informação à família do paciente.
Os portadores de esquizofrenia, pelas características da própria doença, passam a maior parte do tempo com as suas famílias. Estes familiares também sofrem com o desgaste provocado pelo transtorno. A esquizofrenia pode então interferir nas relações familiares, provocar sentimentos negativos, como raiva, medo e angústia, pela sensação de impotência que os sintomas trazem.
A pessoa com esquizofrenia tem uma maior vulnerabilidade ao stress, ou seja, é menos tolerante e reage mal aquando de uma situação de sobrecarga emocional. Isto explica, por exemplo, porque um ambiente familiar negativo pode ser tão danoso à estabilidade ou porque muitos pacientes entram em crise em momentos de perigo, trauma ou stress.

A título de curiosidade, existem também alguns esquizofrénicos famosos, tal como John Forbes Nash Jr, um um reconhecido matemático, que apesar de sofrer desta perturbação, concebeu grandes feitos, sendo reconhecidos publicamente, o que significa que nem sempre a esquizofrenia leva a um estado de demência e estes poderão viver uma vida equilibrada em sociedade.

Sem comentários: