"O amor cura tudo", M. Klein.
O amor incondicional, a contingência que damos e recebemos é aquilo que nos faz sentir o quanto somos importantes.
"O amor pela palavra"

terça-feira, 21 de maio de 2013

O que é a Perturbação Obsessivo-compulsiva?


Hoje vamos falar de uma perturbação muito comum, denominada Perturbação obsessivo-compulsiva. E muitos perguntam, que perturbação é esta?
Digamos que esta perturbação é definida pela presença de pensamentos que incomodam a pessoa, quer porque surgem insistentemente, quer porque o seu conteúdo provoca ansiedade, mas, por mais que tentem, não conseguem livrar-se destes pensamentos.
É comum a pessoa sentir necessidade de repetir algumas ações várias vezes, sem nenhum motivo aparente.
Passarem muito tempo em atividades de limpeza pessoal, da casa ou dos objetos que os rodeiam.
Verificam frequentemente aquilo que fazem, dando origem a que as suas atividades de rotina diária levem muito tempo a ser executadas.
Preocupam-se também com questões de organização dos objetos, a sua localização correta e com a sua simetria.
Percebemos assim que esta é uma perturbação profundamente limitadora da qualidade de vida, por isso é importante que a pessoa procure acompanhamento terapêutico para minimizar as suas obsessões e compulsões.
Digamos que as obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens mentais, desagradáveis, e que surgem de uma forma repetida e que resistem a ser expulsos da consciência. Estas obsessões originam um elevado desconforto e ansiedade e a pessoa sente-se compelida a fazer algo para reduzir esse mal-estar. Surgem, assim, as compulsões, ou rituais compulsivos, que acabam por cumprir uma função de controlo da ansiedade, ainda que inadequado. Estes comportamentos protetores são, na maior parte das vezes, comportamentos exteriores e, contrariamente às obsessões, que se passam na privacidade do espírito de cada um, tornam-se bastante visíveis para os outros.
Já sabe, se sofre desta perturbação procure ajuda, não continue em sofrimento.

Sem comentários: